Psicanálise

Psicanalista e Psicanálise. História, grandes nomes e outros


 Resultado de imagem para psicanalistas
Perguntas e respostas sobre o psicanalista. Quais as tarefas atribuídas ao psicanalista? Qual a história da Psicanálise? Quais os grandes mestres da Psicanálise? Entre outras perguntas.


O que faz um psicanalista?
O psicanalista, muitas vezes, é confundido com o psicólogo ou o psicoterapeuta. Diferentemente desses, o psicanalista pode ser graduado em diversas áreas de ensino superior, mas precisa, obrigatoriamente, ter formação em um método desenvolvido por Sigmund Freud, que criou a chamada psicanálise.


Em que consiste a psicanálise?
Trata-se de uma interpretação que dá ênfase à compreensão do inconsciente por meio de palavras e produções imaginárias realizadas pelas pessoas e suas ações. Essa interpretação é feita com base na transferência e nas associações de ideias.


Quais as tarefas atribuídas ao psicanalista?
Cabe ao profissional da psicanálise a observação, a investigação e a análise dos processos do psicológico humano. Desse modo, é por meio das “mensagens” que o indivíduo passa, seja pelo uso das próprias palavras, ações ou até mesmo associações, que o psicanalista irá atuar. É tarefa ainda deste profissional ajudar no autoconhecimento, facilitar a compreensão das angústias e conflitos internos do ser humano e também encaminhar o paciente para o tratamento das doenças psicológicas.


Qual a história da Psicanálise?
Esse método de interpretação surgiu nos anos de 1890, com o médico Sigmund Freud. O objetivo do médico era encontrar um tratamento eficaz para os pacientes que sofriam com os transtornos histéricos e/ou problemas neuróticos. Por isso, Freud chegou à conclusão que, se ouvisse os pacientes, conseguiria interpretar a origem das insatisfações. A não aceitação cultural, por exemplo, daria vazão à repressão dos desejos e fantasias inconscientes originários, geralmente, da natureza sexual. Mas, desde então, a Psicanálise tem se desenvolvido por várias vertentes.


Quais os grandes mestres da Psicanálise?
Além do próprio Freud, outros autores se dedicaram ao estudo desse método de tratamento aos pacientes. São eles: Alfred Adler, Jacques Lacan, Carl Jung, Erich Fromm, Melanie Klein, Donald Winnicott, J.-B.Pontalis, Jean Laplanche, entre outros.


Como é o mercado para o profissional psicanalista?
O mercado é, relativamente, estável. Os tratamentos psicanalíticos geralmente custam caro e demandam um intervalo de tempo maior. Por isso, é comum que em momentos de desaceleração econômica, os profissionais percam pacientes.


Quais são as opções para exercer a profissão?
O psicanalista tanto pode atuar em consultórios particulares, quanto lecionar cursos em institutos de estudo da Psicanálise ou até mesmo ministrar aulas em universidades. Há ainda a possibilidade de trabalhar em escolas e hospitais.
Quais são as exigências legais da Psicanálise?
Embora não seja regulamentada, ela é reconhecida como profissão livre pelo Ministério do Trabalho.


Qual a remuneração do trabalho?
O salário inicial, normalmente, gira em torno de R$ 2.000,00.

http://www.faq.inf.br/trabalho-profissao/psicanalista-e-psicanalise-historia-grandes-nomes-e-outros/